Casa Brasil leva o espírito do país e dos Jogos Rio 2016™ para Londres
Espaço terá exposições, shows e seminários durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste ano. Rio 2016™ também terá equipe de observadores

Refúgio verde-amarelo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012, a Casa Brasil, que abre no dia 27 de julho, ocupará 2.200m² do centro cultural Somerset House, um casarão neoclássico no coração da capital britânica. O espaço tem como objetivo divulgar a cultura e o esporte brasileiros, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ e as oportunidades de negócio no país.

Durante quase 52 dias, até o fim dos Jogos Paralímpicos de 2012, a Casa Brasil vai receber uma vasta programação e oferecer uma série de apresentações e seminários fechados do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ e de seus parceiros, além dos três níveis de governo.

“Por sermos os anfitriões da edição dos Jogos após Londres, a Casa Brasil será ainda mais importante para divulgar o nosso projeto, a cultura brasileira, o país como destino turístico e suas novas oportunidades de negócio”, disse o presidente do Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman. “Queremos que todos os visitantes comecem a sentir em Londres, o clima do Rio vibrante e transformado que receberá os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016”.

A Casa Brasil usará as principais galerias da Somerset House para exposições sobre a cultura brasileira, a arte e o design contemporâneos do Brasil, o Rio de Janeiro como cidade Olímpica e Paralímpica e o projeto dos Jogos Rio 2016™. Os visitantes da exposição serão convidados a tirar uma foto e informar seus e-mails para que continuem a receber informações atualizadas sobre os Jogos do Rio de Janeiro. O pátio interno da casa será palco de uma série de apresentações de atrações musicais e DJs, além de oferecer ao público a chance de experimentar um pouco da culinária nacional. Também está programado um festival cinema que exibirá 12 longas e 20 curtas produzidos recentemente no Rio de Janeiro e uma sala em que o visitante simulará um voo de paraglider sobre a cidade.

Haverá ainda um auditório para entrevistas coletivas, que receberá os atletas brasileiros que conquistarem medalhas, e salas de trabalho para o Rio 2016™ e os três níveis de governo. A Casa Brasil também terá salas para encontros de negócio e reuniões bilaterais.

Uma boutique oferecerá ao público a primeira oportunidade de comprar produtos Rio 2016™, como camisas, bonés, cadernos, canecas e pins, além de artigos brasileiros e do Time Brasil. Com 40m², a loja foi desenvolvida de forma sustentável, com mobiliário de papelão que será doado posteriormente, e respeitando padrões de acessibilidade.

Todos os patrocinadores e apoiadores oficiais do Rio 2016™ aderiram ao Plano Comercial da Casa Brasil e realizarão diversas ações de ativação no espaço. O investimento total no projeto da Casa Brasil é de R$ 23.150.000, sendo 83% desse valor provenientes do Comitê Organizador e dos patrocinadores, com o restante dividido igualmente entre o governo estadual e a prefeitura do Rio de Janeiro. O governo estadual também ficará responsável pela programação musical do pátio interno e o governo federal oferecerá a experiência interativa de sobrevoo de paraglider sobre o Rio de Janeiro.

Atividades permanentes
Exposição Brazil: The Time is Now (Brasil: A Hora é Essa)
Datas: Diariamente, entre 21/7 e 8/9
Horários: Das 11h às 19h (das 11h às 21h às quintas-feiras)
Entrada: Gratuita
Resumo: Apresenta um panorama sobre o país, permeando temas como destinos turísticos, gastronomia, natureza, desenvolvimento sustentável, diversidade, cultura, arquitetura e contemporaneidade. Peças de artesanato das diferentes regiões do país serão expostas, com o objetivo de representar o folclore local e as raízes brasileiras.
Exposição From the Margin to the Edge: Brazilian Art and Design in the 21st Century (Da Margem ao Limiar: Arte e Design Brasileiros no Século 21)
Datas: Diariamente, entre 21/7 e 8/9
Horários: Das 11h às 19h (das 11h às 21h às quintas-feiras)
Entrada: Gratuita
Resumo: Apresenta o melhor da produção contemporânea brasileira no século 21 em diversas manifestações artísticas, tais como fotografia, pintura, design, audiovisual, escultura, entre outras. São mais de 70 peças, de 33 artistas e designers. Tem curadoria de Rafael Cardoso e cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.
Exposição Passion and Transformation: A Unique Experience through Sport (Paixão e Transformação: Uma Experiência Única através do Esporte)
Datas: Diariamente, entre 21/7 e 8/9
Horários: Das 11h às 19h (das 11h às 21h às quintas-feiras)
Entrada: Gratuita
Resumo: Por meio de uma exposição interativa, o projeto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ é apresentado ao público. Destaque é dado à transformação social e urbana da cidade do Rio de Janeiro, impulsionada pelos Jogos e aos projetos de inclusão e preparação de uma nova geração de atletas pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os valores Olímpicos, Paralímpicos e dos Jogos Rio 2016™ são evidenciados no processo de criação das marcas Rio 2016™, Olímpica e Paralímpica.
Festival Occupation Onscreen – The New New Cinema from Rio (Ocupação nas Telas – O Novíssimo Cinema do Rio)
Datas: Diariamente, entre 23 e 31/7 (exceto 26/7)
Horário: Sessões às 16h e 18h30
Entrada: Gratuita (convites para as sessões serão distribuídos nos próprios dias. Ás 15h, serão distribuídos todos os ingressos da sessão das 16h e metade da sessão das 18h30. Às 17h, será distribuída a segunda metade dos convites da sessão das 18h30)
Resumo: Serão exibidos 12 filmes de longa-metragem e 20 de curta-metragem mostrando a mais recente produção cinematográfica do Rio. Haverá debates sobre os filmes em seis dos oito dias da mostra.
Programação musical no pátio interno
Data: Diariamente, de 28/7 a 11/8
Horário: Das 19h às 22h
Entrada: Gratuita
Resumo: Programação musical com artistas brasileiros, com dois shows diários, sempre de um banda/artista e um DJ. As apresentações têm como objetivo proporcionar uma ambientação brasileira do espaço e divulgar a produção artística nacional.

Programa de Observadores
Com o objetivo de trocar conhecimento e trazer experiências positivas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, o Comitê Organizador vai participar do Programa de Observadores dos Jogos Londres 2012 com mais de 100 funcionários, das mais variadas áreas funcionais. Integrantes dos três níveis de governo também farão parte do programa. Os participantes irão a Londres em diferentes momentos, de acordo com as necessidades de suas áreas. O trabalho é dividido em quatro frentes:

  • Shadow: Atividade voltada essencialmente para o aprendizado na prática. O profissional do Rio 2016™ acompanha o trabalho do profissional que desempenha a mesma função que a sua no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012 (LOCOG).
  • Observador: Participa de palestras e treinamentos oferecidos pelo Comitê Olímpico Internacional e pelo Comitê Paralímpico Internacional.
  • Self observer: Participante vivencia os Jogos como um espectador. Conhece a infraestrutura da cidade durante o período dos Jogos e os serviços oferecidos nos estádios.
  • Secondees: Profissionais do Rio 2016™ que irão trabalhar no Comitê Organizador dos Jogos de Londres 2012 nas mesmas áreas em que atuam no Rio 2016™. Estes funcionários passaram por um processo seletivo interno e foram indicados ao LOCOG, que por sua vez também fez seu processo seletivo para o programa, validando as candidaturas.
Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.
Os patrocinadores Olímpicos mundiais que apoiam os Jogos Olímpicos Rio 2016™ e os Comitês Olímpicos Nacionais de todo o mundo são Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung and Visa.
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ tem cinco parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) – Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan. Já foi concluída também uma parceria de nível 2 (apoiador) – Ernst & Young Terco.

Imagens da Casa Brasil estarão disponíveis no banco de arquivos do site oficial Rio 2016™: www.rio2016.com/sala-de-imprensa/banco-de-arquivos ... RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM