materia do governo do estado do rio de janeiro.

recorde histórico na captação de órgãos

Programa Estadual de Transplantes já recebeu 134 doações este ano, mais do que o total de 2011

jornalista
rubenn dean
tel.
021.9337.4123
email.
facebook. 
eddie murphy 

O Estado do Rio acaba de bater um recorde histórico na captação de órgãos para transplantes. Até o momento, já foram 134 doações captadas pela equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET) em 2012. Em todo ano de 2011, foram 121 novos doadores. O estado também bateu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para 2013, a de superar 13,6 doadores por milhão de pessoas em todo país.

Polos de captação serão criados

Atualmente, o Rio já tem 14,4 doadores de órgãos por milhão de pessoas. Há dois anos, essa marca era de 4,4 doadores por milhão no estado. Esse resultado é fruto do trabalho da equipe do PET, que tornou cada vez mais eficiente a captação de órgãos e aumentou a conscientização junto às famílias de doadores. Segundo o coordenador do PET, Eduardo Rocha, o objetivo é reforçar e ampliar ainda mais o trabalho. O foco será descentralizar o processo da Central de Transplantes, com a criação dos polos de captação de órgãos em todo o estado.

– Até 2013, o nosso intuito é ultrapassar a faixa dos 22 doadores por milhão de população. O Rio de Janeiro foi o estado que mais cresceu nos últimos dois anos – disse Rocha.

O Brasil fechou 2011 com 2.048 doadores. Nos primeiros quatro meses de 2012, o País registrou aumento de 29% no número de doadores (726), comparado ao mesmo período do ano passado (564). No primeiro quadrimestre de 2012, foram realizados 7.993 transplantes. Um crescimento de 37%, comparado ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 5.842. A Região Norte registrou aumento de 109%, e a região Centro-Oeste teve 103%. O transplante de coração teve crescimento de 61%.

O Ministério da Saúde e o Facebook firmaram parceria para incentivar a doação de órgãos no país. A nova funcionalidade visa estimular os usuários a expressarem seu desejo de ser um doador de órgãos no Brasil através da rede social. A funcionalidade tem a missão de agregar e cadastrar possíveis doadores, entre os mais de 37 milhões de usuários do Facebook no país. Saiba mais sobre o Programa Estadual de Transplantes no site www.transplante.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...