materia do rio de janeiro

Agricultura familiar amplia venda para escolas

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook. eddie murphy


Agricultores familiares de Bom Jardim, na Região Serrana, estão comemorando os bons resultados obtidos com a venda de alimentos para a merenda da rede municipal de ensino. Isso vem sendo possível graças ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executado em parceria com as prefeituras e as secretarias estaduais de Educação e de Agricultura. A venda institucional de alimentos é uma alternativa que o programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, estimula entre os produtores nas microbacias hidrográficas, pois garante a comercialização a um valor prefixado, diminuindo os riscos de mudança de preços do mercado convencional.

Uma lei federal publicada em 2009 prevê a utilização na alimentação escolar de, no mínimo, 30% dos recursos financeiros repassados para estados e municípios pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), priorizando a compra da produção familiar. O limite de venda ao Pnae, que era de R$ 9 mil anuais por agricultor até o mês passado, subiu para R$ 20 mil.

O olericultor Jorge de Castro, que vive com a família há 50 anos na localidade Boa Vista, na microbacia Santo Antônio, conheceu o Pnae através da Emater-Rio. Atualmente, fornece 38 caixas de tomate por mês e 13 de inhame para a merenda de Bom Jardim, recolhidos sempre às segundas-feiras. Ele está satisfeito com o programa e pretende aumentar sua participação.

– É mais um estímulo para o agricultor permanecer no campo. Temos a certeza da venda e a chance de um ganho maior – disse Jorge.

Com a ajuda da esposa, do filho e da nora, Jorge também comercializa outras mil caixas anuais de tomate, inhame, banana, berinjela e jiló para Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...