jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook. eddie murphy

Show-room: a projeção do novo Maracanã
Visitante pode ver maquete e reproduções de espaços e equipamentos do futuro estádio

         Para as pessoas interessadas em visitar o Maracanã, que sempre foi a segunda atração turística do Rio, uma nova atração foi criada pelo governo do estado que vai satisfazer a curiosidade sobre como o estádio está sendo preparado para ser uma das mais modernas e seguras arenas do futebol mundial: um show-room montado ao lado da Torre de Vidro, entre os portões 18 e 19. Ali, em três ambientes, o visitante pode seguir um roteiro que reproduz em detalhes espaços e equipamentos do futuro estádio, reunidos, ao final, numa grande maquete completa da obra.
         Embora a antiga fachada esteja sendo preservada, o Maracanã será outro internamente, com nova disposição de cadeiras, camarotes, cabines e cobertura. São mudanças que diminuirão a capacidade de público, mas aproximarão o torcedor do campo de jogo e lhe darão mais segurança e conforto, com a adoção de novas tecnologias de ponta e de sistemas mais modernos.
         Todos os dias, das 9h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, a pessoa poderá apreciar esse universo de projeções de uma nova era do estádio. O passeio custa R$ 20 - meia para estudantes e idosos entre 60 e 65 anos, brasileiros -, com direito a conhecer também a Torre de Vidro. O visitante compra um ingresso numa bilheteria e passa por uma roleta que são exatas réplicas das que serão utilizadas e onde o torcedor é identificado eletronicamente, facilitando o controle sobre a movimentação dele no estádio.
         Logo na entrada do show-room, há um painel de fotografias que registra a cronologia da reforma, iniciada em agosto de 2010, além de dados e informações sobre o processo construtivo; uma maquete recortada onde se tem visão detalhada do interior do estádio; exemplares de pisos, cabos de sustentação da cobertura e guardas-corpo da arquibancada; e modelos dos banheiros masculinos, femininos e para portadores de deficiência.
         Na segunda sala, um cenário foi montado para reproduzir a exata distância que o torcedor sentado na primeira fila da arquibancada terá do gramado, ou seja, apenas 14 metros. O espaço, forrado com grama sintética, é delimitado por uma pequena mureta em torno do campo, logo após o primeiro degrau da arquibancada. Nessa sala, o visitante pode ainda saber sobre os projetos de sustentabilidade e de tecnologia da informação aplicados que tornarão o estádio referência na área de segurança para o torcedor.
         O passeio termina no terceiro e último espaço, onde a grande atração é a maquete que reproduz na íntegra todo o estádio, inclusive já com a nova cobertura de lona tensionada. A elevação temporária da cobertura na maquete não significa que o movimento acontecerá no estádio.
         - Esta pergunta é geral, mas a cobertura fica subindo e descendo apenas aqui na maquete para permitir que as pessoas vejam como ficará o estádio internamente - explicou a chefe do Serviço de Visitação Turística da Suderj, Ana Galvão.
         Depois de passar pelo show-room, o visitante segue para a Torre de Vidro, onde há outras atrações, com destaque para a Calçada da Fama, com o registro da marca dos pés de ex-jogadores, entre eles os maiores craques do futebol brasileiro e mundial, como Pelé, Garrincha, Zico, Romário e Beckenbauer, entre outros. O museu do futebol, que contém a rede e a bola que Pelé utilizou no jogo do gol 1000, e estátuas de ídolos eternos da bola, também podem ser apreciados.
            As obras de reforma do Maracanã serão concluídas, pela Secretaria estadual de Obras, por intermédio da Empresa de Obras Públicas (Emop), em fevereiro de 2013.
Veja fotos em www.obras.rj.gov.br