materia do rio de janeiro.

ALERJ – ORDEM DO DIA 14/08 (TERÇA-FEIRA) – 16H30

GOVERNO PROPÕE AUMENTO DE GESTORES E DE SALÁRIO DE EXECUTIVOS PÚBLICOS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (14/08), em discussão única, a criação de mais 200 cargos de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado. Além de aumentar o número de cargos na lei que o criou, o projeto 1.681/12, do Poder Executivo, altera também a norma que trata da carreira de Executivo Público, aumentando os vencimentos-base, gratificações de desempenho e adicionais de qualificação de seus dois cargos: analista e assistente executivos. “Possibilitando, assim, a seleção dos candidatos que efetivamente sejam os mais capacitados aos cargos, prestigiando-se, assim, o princípio da eficiência da Administração Pública”, justifica o governador Sérgio Cabral na mensagem que acompanha o texto.

GOVERNO PODERÁ REALIZAR CONVÊNIO PARA SANEAMENTO EM PARATY
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (14/08), em discussão única, o projeto de lei 1.683/12, que autoriza o Poder Executivo, autor da proposta, a celebrar convênio com o Município de Paraty para a gestão associada de serviço de saneamento básico municipal. O serviço, prestado na forma de parceria público privada (PPP), permite ainda que o Estado aporte recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam) no fundo garantidos da PPP a ser criado no município.

ESTADO PODERÁ TER SEMANA DEDICADA À SAÚDE DOS IDOSOS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (14/08), em segunda discussão, o projeto de lei 964/11, que dedica a primeira semana de abril à saúde dos idosos. A proposta, que inclui no calendário oficial do estado a previsão de campanhas e eventos voltados para a prevenção e tratamento de doenças que afetam os idosos, foi idealizado pelo deputado Samuquinha (PR).

PROJETO DEFINE 2013 COMO ANO DA JUVENTUDE
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (14/08), em primeira discussão, o projeto de lei 897/11, que institui o ano de 2013 como Ano Estadual da Juventude. O autor da proposta, deputado Márcio Pacheco (PSC), encarrega o Poder Executivo de coordenar eventos comemorativos com atividades alusivas aos jovens. Para ele, a proximidade de eventos esportivos mundiais exige maior investimento na preparação dos jovens. “A exposição midiática desses eventos é gigantesca, e neles os jovens são os protagonistas; temos que apresentar além de uma boa estrutura física e pública, mostrar jovens conscientes com os problemas mundiais, com bons níveis de sapiência, além de carinhosos, educados e receptivos ao contato com novos povos e ao intercâmbio cultural com os jovens de outras nações que estarão presentes”, argumenta.


GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

jornalista. rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
facebook. eddie murphy 


Escola de Itaperuna participa de prêmio de gestão


O Colégio Estadual Chequer Jorge, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, foi o escolhido para representar o Estado do Rio na etapa nacional do prêmio Gestão Escolar 2012, ano base 2011. Além da excelência em liderança e gestão escolar, o colégio desenvolve diversos projetos, entre eles, o Além dos Muros da Escola, que consiste no acompanhamento dos alunos fora da unidade. Os professores realizam visitas aos pais e apresentam tanto as metas do colégio quanto as individuais dos estudantes. Atualmente, cerca de 700 alunos dos ensinos Fundamental e Médio estão matriculados.

Outra estratégia da unidade é a motivação por meio de metas. Cada aluno ganha um ímã de geladeira em formato de régua e com marcações em verde, vermelho e amarelo para cada disciplina. O objeto permite que as famílias acompanhem as notas e metas estipuladas. Os estudantes com notas mais baixas recebem aulas de reforço. O prêmio Gestão Escolar é uma ferramenta de autoavaliação das escolas públicas brasileiras e tem o objetivo de favorecer a melhoria contínua do trabalho, por meio da revisão e do aprimoramento de seus processos de gestão escolar.

A iniciativa é do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), Ministério da Educação (MEC), Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Fundação Itaú Social, Gerdau, Instituto Unibanco, Fundação SM e Fundação Victor Civita.

As unidades escolares que ficaram com a segunda e terceira colocações no estado foram, respectivamente, o C. E. Boa Vista, em Barra Mansa e o C. E. Leopoldina da Silveira, em Bangu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

DESCUBRA O PASSADO SOMBRIO DA PEQUENA ÁFRICA, NA REGIÃO PORTUÁRIA DO RIO...

“Pequena África”, o apelido dado pelo sambista Heitor dos Prazeres (1898-1966) à área abrangida pelos bairros Saúde, Gamboa e Santo Cristo, ...