GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

JORNALISTA.RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
FACEBOOK. EDDIE MURPHY

Agricultura reforça produção de mel no estado


A apicultura, atividade que envolve no estado 1.418 produtores, segundo censo da Emater-Rio, ganhou um importante reforço para o seu desenvolvimento. A Secretaria de Agricultura, através de seus programas de fomento, está concedendo financiamento para incentivar e modernizar o setor.

Nesta primeira etapa, o programa vai atender os produtores de Resende, Santa Maria Madalena, São Fidélis e Sumidouro, municípios que reúnem um grande número de apicultores. Até 2013, todo o estado deverá ser contemplado.

Para se cadastrar, os produtores devem procurar os escritórios da Emater-Rio. A iniciativa visa a permitir a melhoria das condições de manejo, coleta, processamento e envasamento do mel bruto e seus derivados, utilizando as boas práticas de produção recomendadas pelos técnicos.

Assim, o produto chegará aos entrepostos de mel e cera com a qualidade necessária para ser bem manipulado, beneficiado e comercializado, melhorando a qualidade da produção no estado, maior centro consumidor de mel do país. O coordenador do programa e gerente de pequenos e médios animais da Emater-Rio, José Henrique Moraes, aprovou a iniciativa.

– A medida também deverá aumentar os índices de produção e beneficiar mais apicultores – disse Moraes.

Recursos podem ser usados em mão de obra

Para investimento, o financiamento tem o teto de R$ 30 mil, com 3 a 5 anos para pagamento, e de 1 a 2 anos de carência. Já para custeio o limite é de R$ 10 mil, com até 18 meses para pagamento. Os recursos poderão ser aplicados na aquisição de insumos e equipamentos, além de serviços de mão de obra.