GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
jornalista. rubenn dean paula alws
tel.021.9337.4123
facebook. eddie murphy
Maracanã: uma grande sala de aula a céu aberto
Grandiosidade da reforma do estádio surpreende alunos colombianos
O Maracanã recebeu, no sábado (11/8), 64 alunos do curso de Engenharia da Universidade Industrial de Santander, na Colômbia. Eles visitaram o estádio para conhecer detalhes sobre a reforma, cuja conclusão está prevista para fevereiro de 2013. Desde o início de 2011, o Maracanã já recebeu 809 estudantes, a maior parte composta por futuros engenheiros e arquitetos interessados em estudar o estádio.
Acompanhado pelo presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (Emop), Ícaro Moreno, o grupo conheceu todo o interior da obra.
– Acho que o Maracanã tem muito a ensinar a estes estudantes. Penso que ele é um livro com vários capítulos. O primeiro é a questão do projeto, adaptar a arquitetura de 1950 ao projeto atual; o segundo é a certificação LEED, com captação de água da chuva, geração de energia solar. O terceiro é a recuperação estrutural. O quarto poderia destacar a cobertura, uma lona tencionada cuja tecnologia não existe no Brasil. O quinto é o planejamento – disse Ícaro Moreno.
A estudante colombiana, Diana Franco, de 22 anos, considerou a visita uma grande oportunidade para quem quer trabalhar na área.
– Muitos não têm a oportunidade de participar de iniciativas como esta. O Maracanã será muito importante no Mundial de 2014 – disse.
Professor de Hidráulica e Saneamento, Mário Garcia, ressaltou a chance que seus alunos tiveram de visitar a reforma:
– É extraordinário visitá-lo no momento preciso da construção. A grandeza da obra é impressionante – disse.
Alunos dos EUA e Holanda também já visitaram as obras.
Obra de reforma do estádio está 62% concluída
Com o encerramento das Olimpíadas de Londres, as atenções do mundo se voltam para o Rio de Janeiro, que irá sediar a próxima edição. Palco da cerimônia de abertura e encerramento em 2016, o Maracanã passa por obras de reforma que já atingiram 62% de avanço físico, conforme medição feita no dia 31/7.
O piso dos estacionamentos dos setores leste e sul está pronto e as peças de pré-moldados do setor leste já foram colocadas. A montagem das estruturas metálicas que compõem as arquibancadas intermediárias está 85% concluída.
O processo de retirada do aterro para a instalação do sistema de irrigação e drenagem do campo e a colocação dos pisos e revestimentos dos banheiros estão em estágio avançado. O anel de compressão que vai sustentar a nova cobertura do estádio está próximo do término.
Também já foi iniciada a colocação das cerâmicas da área de circulação no primeiro pavimento, assim como os degraus (pré-moldados) das arquibancadas dos setores norte e sul. Atualmente, a obra conta com 5.500 trabalhadores, divididos em dois turnos, de 7h as 17 e de 18h as 5h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário