matéria do estado do rio de janeiro

Repórte
Rubem de Paula

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

  
Rio contribui para queda da taxa de desemprego no país


O Rio de Janeiro apresentou queda de 1,3 ponto percentual na taxa de desemprego em setembro de 2012 em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho no estado contribuiu para que o órgão registrasse índice de 5,4% nas seis regiões pesquisadas no país, o mais baixo para o mês desde o início da série histórica, em 2002. Em setembro do ano passado, a taxa geral foi estimada em 6%.

Segundo a Secretaria de Trabalho e Renda, o número de habitantes em idade ativa desocupados no Rio caiu 21,8% em relação a setembro de 2011. O empenho do Governo do Rio em qualificar os trabalhadores é apontado pelo secretário de Trabalho e Renda, Paulo Novaes, como responsável pelo bom desempenho do estado na pesquisa.

– A queda na taxa de desemprego é consequência direta dos crescentes investimentos no Estado do Rio. O momento favorável se reflete em intervenções como o Comperj, além das obras de infraestrutura voltadas para os grandes eventos dos próximos quatro anos, como a Copa do
Mundo e os Jogos Olímpicos. Em razão disso, várias áreas estão em crescimento e geram oportunidades, como a construção civil, comércio, turismo e petróleo e gás – afirmou o secretário Paulo Novaes.

Expansão do emprego com carteira

Apenas em setembro, o estado foi responsável pela geração de 15.863 empregos, segundo relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado corresponde a uma expansão de 0,43% em relação ao volume de carteira assinada do mês anterior.

O crescimento justifica-se, principalmente, aos saldos positivos dos setores de serviços (+7.558 postos), de comércio (+3.315 postos), da construção civil (+2.443 postos) e da indústria de transformação (+2.378 postos).

Na série ajustada pelo Caged, nos primeiros nove meses do ano, houve 136.727 (3,83%) novos postos de trabalho no Estado do Rio. 

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário