matéria do estado do rio de janeiro

MATÉRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Repórte
Rubem de Paula 

Ações ecológicas aumentam repasse de ICMS Verde a cidades
Pelo terceiro ano consecutivo, Silva Jardim fica no topo do ranking do ambiente
O município de Silva Jardim lidera mais uma vez o ranking do ICMS Verde no Estado do Rio. A cidade das Baixadas Litorâneas, que também esteve em primeiro lugar em 2011 e 2012, irá garantir em 2013 o maior repasse do imposto por investir na preservação ecológica. A estimativa é que o montante chegue a R$ 8,6 milhões. 

Cachoeiras de Macacu, Rio Claro, Miguel Pereira e Angra dos Reis, respectivamente, são os outros municípios que ocuparam as melhores  colocações na avaliação, promovida Secretaria do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Para o secretário de Ambiente de Silva Jardim, Ezequiel Moraes, estar no primeiro lugar do ranking pela terceira vez confirma um trabalho de longo prazo:

– Estamos colhendo os frutos das nossas ações. O recurso do ICMS Verde é bastante significativo para a nossa cidade – afirmou Moraes.

Com 17 Reservas Particulares do Patrimônio Natural, maior número do Brasil, Silva Jardim abarca em seu território também a Reserva Biológica de Poço das Antas, parte do Parque Estadual dos Três Picos e a APA da Bacia de São João, que abrange 92% da cidade. A maior parcela de recursos obtida pela prefeitura vem do quesito Unidades de Conservação.

Entre as surpresas do ranking está Três Rios, que deu o maior salto no comparativo com a avaliação de 2012: passou da 76ª colocação para a 37ª. Miguel Pereira, que no ano passado estava em 15º lugar, alcançou a quarta posição no ranking de 2013. A cidade tem dado atenção especial a ações de coleta seletiva.

Investimentos recompensados

Criado em 2007, o ICMS Verde tem dois objetivos principais: ressarcir os municípios pela restrição ao uso dos territórios e recompensar os investimentos ambientais. Os fatores que entram no cálculo levam em consideração o que cada cidade investiu em unidades de conservação, tratamento de esgoto, mananciais de abastecimento, destinação do lixo e remediação de lixões. O ranking de 2013 deve ser publicado ainda este mês no Diário Oficial.

– Cuidar do meio ambiente passou a ser um bom ativo para o município – disse o subsecretário executivo da Secretaria do Ambiente, Luiz Firmino.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...