matéria do estado do rio de janeiro

Seplag explica como investiu na qualidade do gasto público 

Repórte
Rubem de Paula

O subsecretário geral da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Francisco Caldas, ministrou nesta quarta-feira, 31 de outubro, a palestra “Gestão da Qualidade do Gasto na Modernização dos Sistemas de Gestão”, durante o Fórum Especial Qualidade do Gasto Público, realizado no Hotel Windsor Plaza, em Copacabana.

Em sua palestra, Caldas enfatizou a modernização dos sistemas de gestão implantados pela Seplag neste governo, abrangendo as áreas de logística de suprimentos, orçamento e planejamento, recursos humanos e patrimônio imobiliário.

Ele também citou os desafios que o Rio de Janeiro tem pela frente, como a Copa das Confederações, em 2013; a Copa do Mundo, em 2014; e as Olimpíadas, em 2016. Para ele, esses megaeventos geram a necessidade de se aumentar a capacidade institucional do Estado e aprimorar a qualidade do gasto.

Francisco Caldas defendeu a administração gerencial do Estado, explicando que ela é focada em três conceitos: eficiência, eficácia na implementação de políticas públicas e aumento da qualidade dos serviços. Para isso, são necessárias algumas reformas, tais como mudança nas estruturas organizacionais; reestruturação das funções de Estado; descentralização de políticas e serviços públicos, através de concessões, PPPs, OSs, OSCIPs e ONGs; estabelecimento de metas; investimento maciço em Tecnologia da Informação; e fortalecimento de carreiras públicas.

Segundo ele, os resultados esperados com essas ações são a instituição de um Estado orientado para resultados, a ampliação e o aprimoramento dos sistemas tecnológicos de gestão e a capacitação de servidores, sempre com o uso eficiente dos recursos públicos.

O subsecretário geral da Seplag detalhou as características e os benefícios e cada um dos sistemas implantados pela Secretaria, como está sendo feita a integração entre eles e também como foi planejada a gestão de mudanças.

Segundo Francisco Caldas, “o processo de mudança na modernização de sistemas de gestão tem alguns passos bem definidos e o seu principal objetivo é o de preparar as pessoas e a organização para receber e atuar no novo ambiente decorrente da implementação do projeto”.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...