matéria do estado do rio de janeiro

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Repórte
Rubem de Paula


Bombeiros farão simulados de prevenção em 100 prédios no Rio

Ideia é promover treinamentos de incêndio e de desocupação em áreas com risco de deslizamento

Para se enquadrar nos critérios propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Corpo de Bombeiros fará ação preventiva para casos de emergência. Em 29 de novembro, o Dia Estadual de Redução de Desastres, homens da corporação vão organizar simulações de evacuação em 100 prédios no centro do Rio. A ideia é promover treinamento de incêndio e de desocupação em áreas com riscos de deslizamentos na capital e na Região Serrana.

A iniciativa contra incêndios será realizada em todos os municípios do estado, mas apenas no Rio o número de  edifícios contemplados será maior. As construções antigas com mais de 10 andares foram selecionadas com ajuda do Sindicato da Habitação do Rio e estão sendo visitadas pelos técnicos da Defesa Civil. A expectativa é de que os  exercícios envolvam 500 homens da corporação e 25 mil pessoas. 

– O Brasil não tem essa cultura de prevenção no dia a dia, e será a primeira vez que faremos algo tão grandioso.  Queremos iniciar uma mudança de comportamento e educar para que a população se torne proativa para minimizar os riscos – afirmou o secretário de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões.
Os prédios do Centro serão divididos em grupos para evitar impacto no trânsito. As ações ficarão concentradas em  edifícios do Largo da Carioca, Cinelândia e Avenida Chile. A CET Rio, a Guarda Municipal e a Polícia Militar devem apoiar o treinamento. 

A Defesa Civil está abrindo vagas para síndicos incluírem edifícios na simulação. Interessados devem se inscrever até 10 de novembro, através do e-mail defesacivil@defesacivil.rj.gov.br ou pelo telefone 2333-3049. É preciso informar endereço, número de pavimentos e telefone de contato.

Mais recursos para as equipes

De acordo com o secretário de Defesa Civil, todas as áreas que sofrem com riscos de inundações e deslizamentos localizadas em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim vão participar dos treinamentos voltados para situações de chuva forte. Neste primeiro momento, 170 moradores serão contratados e treinados para agir em suas comunidades em caso de emergência. 

Além do investimento em educação preventiva para minimizar riscos, o coronel Sérgio Simões destacou que o Centro de Monitoramento e Alerta para Desastres Naturais será melhorado: mais dois  radares pluviométricos vão ser comprados e o núcleo reforçará o número de meteorologistas, hidrólogos e geotécnicos. 

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...