matéria do estado do rio de janeiro

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
 Repórte
Rubem de Paula
Governo do Estado oferece cursos gratuitos de cuidador de idosos

Oportunidade de profissionalização na área tem atraído cada vez mais candidatos para as capacitações

O Governo do Estado oferece duas opções gratuitas de cursos de cuidador de idosos: no Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), na Gávea, e no Instituto Vital Brazil, em Niterói. A oportunidade de profissionalização nesta área tem atraído cada vez mais candidatos, já que o mercado de trabalho para os próximos anos é promissor. Segundo o Censo 2010 do IBGE, 12,8% da população residente na capital do Estado do Rio é formada por idosos.
– O cuidador tem como principais ocupações ajudar nas atividades rotineiras dos pacientes acamados, como alimentação, higiene e cuidados com medicação. Ele também ajuda a orientar os familiares. Os procedimentos invasivos são de responsabilidade do enfermeiro – disse a coordenadora do curso do Cepe, Rosângela Gomes. 

Mais de 300 pessoas já participaram da qualificação

A fisioterapeuta Daniele Pinto, que trabalha no Programa Domiciliar da Prefeitura de Queimados, atua como multiplicadora dos conhecimentos adquiridos na sala de aula.
– É a primeira vez que eu frequento o curso. Como fisioterapeuta, trabalho com idosos e vejo que as famílias precisam aprender muito – afirmou Daniele.
Moradora de Niterói, Rita Toscano estava desempregada quando fez o curso de cuidador oferecido pelo Instituto Vital Brazil. Hoje, ela acompanha um senhor, hospitalizado há três meses.
– Com o envelhecimento da população, essa é uma profissão do futuro. Falta gente preparada para cuidar dos idosos – disse Rita.
Realizado duas vezes por ano em Niterói, o curso na sede do Instituto Vital Brazil tem 100 horas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ivb.rj.gov.br ou telefone 2334-6853. Com módulo de oito horas, os cursos no Cepe acontecem desde março, duas vezes por mês, e já formaram 335 alunos. As inscrições são gratuitas. O endereço é Avenida Padre Leonel Franca, 248. 

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...