matéria do estado do rio de janeiro

NUCLEP PARTICIPA DA PRIMEIRA FEIRA
DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ITAGUAÍ

Repórte
Rubem de Paula
 
Ideias práticas e baratas, voltadas para a sustentabilidade e a erradicação da pobreza. Assim foi projetado o estande da Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep) para a primeira Feira de Ciência e Tecnologia de Itaguaí, associada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento, que aconteceu nessa quarta-feira (31/10), quis mostrar a importância das ideias na construção de uma nova sociedade.
 
Para o gerente do Centro de Treinamento Técnico (CTT) da Nuclep, professor Rodolfo Guedes, o mais importante foi ver como os jovens trabalharam para atender ao slogan do evento, que quer incentivar a Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza. Único estande com projetos práticos, acabou atraindo um maior número de estudantes e professores, que queriam conhecer melhor os projetos e reiterar que a inovação depende de uma proposta de trabalho voltada para a realidade onde se vive.
 
- Acho evento como esse muito importante, pois estimula os jovens a pensarem em ações simples, mas que podem mudar a realidade da população. Fico orgulhoso ao ver meus alunos trazendo para a Feira criações deles, explicando o projeto, mostrando como estão integrados com os anseios da população. Creio que, a partir do próximo ano, passe a fazer parte do calendário da cidade, pela importância para a juventude – frisou Rodolfo Guedes.
 
Alguns projetos apresentados foram o de aquecedor solar de água, com garrafas pet e caixas de leite; de geração de energia solar, coma utilização de espelhos e células voltaicas dos dois lados das lâminas, ajudadas por espelhos, que garantem maior geração em espaços reduzidos; uma máquina de precisão para o desenho de equipamentos (CNC), construída em MDF e aproveitamento de material; e uma bomba carneiro, feita com pedaços de cano e garrafa pet, capaz de jogar água a grandes distâncias, sem utilização de energia. 

O professor Ítalo Tavares, um dos grandes motivadores dos projetos, admite que a integração entre a escola e a população acaba sendo a forma perfeita de mostrar que as boas ideias estão ao alcance de todos, só precisam de incentivo. A Feira, nesse caso, motiva o estudo das questões e a busca pelos resultados práticos. Essa foi uma sinalização do próprio governo federal, de que é preciso estimular os jovens, desde os primeiros anos de colégio, a pensar em inovação.
 
- Os alunos ficaram animados com o evento e buscaram projetos que possam ajudar a transformar a vida de milhares de famílias, já que representam um baixo investimento. É um orgulho trabalhar com profissionais tão talentosos, que estão sempre prontos a pensar e solucionar os desafios impostos – ressaltou o professor.
 
Nessa primeira Feira de Ciência e Tecnologia de Itaguaí estiverem presentes, além da Nuclep, que levou o CTT e os profissionais de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho; Cefet; Emater; Senai; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e as secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Cultura e Assistência Social.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...