GRANDE OPORTUNIDADE ... EVENTO NO RIO DE JANEIRO.


jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

FIRJAN apresenta equipamentos com tecnologia de ponta na Rio Oil & Gas
Presente no maior evento de petróleo e gás da América Latina, federação oferece soluções inovadoras para o setor

O Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) participa da 16ª edição da Rio Oil & Gas 2012, principal feira de petróleo e gás da América Latina, que vai de hoje ao dia 20 de setembro, no Riocentro. O estande da FIRJAN reúne dois equipamentos desenvolvidos com tecnologia de ponta para operações no segmento de petróleo e gás: Maquete Holográfica 3D e Planta de Processo de Realidade Aumentada. No último dia da feira (20), às 15h, a FIRJAN vai apresentar o seminário “Simulador Dinâmico para Capacitação Profissional do Segmento Petróleo e Gás”, com o engenheiro Athayde de Freitas.

Desenvolvida pelo Centro de Tecnologia SENAI-RJ Automação e Simulação (CTS), a Maquete Holográfica 3D reproduz o funcionamento de uma plataforma, em formato miniatura. Através da realidade virtual, é possível ver as soluções desenvolvidas pela FIRJAN para procedimentos nas plataformas, a exemplo do Simulador de Lastro.

O Simulador de Lastro é o mais moderno simulador de estabilidade e emergências em plataformas do mundo, com outros dois modelos em funcionamento apenas na Escócia. O equipamento utiliza diversos cenários para apresentar situações reais, rotineiras e de emergências nas plataformas de petróleo e gás, promovendo treinamento offshore, com padrão internacional, de gerentes e operadores em ambientes únicos na América Latina.

Por meio de aplicações de realidade virtual e aumentada, com uso em ambientes interativos e imersivos, empresas de diversos portes conseguem se tornar mais competitivas ao usar o simulador não só para capacitação profissional, mas também para testes, pesquisas e desenvolvimento de novos produtos. Está em operação no Centro de Tecnologia SENAI-RJ Automação e Simulação, em Benfica (RJ), onde são ministrados cursos de capacitação profissional. Desenvolvido no Brasil com as características das plataformas em operação no país, o simulador pesa 12 toneladas.

O equipamento simula, por exemplo, o pouso de um helicóptero, em que o operador deve calcular os esforços, pesos e tensões que são necessários a serem equilibrados com os demais empregados na plataforma para a aterrissagem. Simula também um rebocador ao se aproximar de uma plataforma, o que pode gerar um choque (abalroamento) com a estrutura da embarcação e causar alguma avaria. Neste momento, o operador deve corrigir e compensar a estabilidade, mantendo a integridade e a segurança da plataforma até os devidos reparos.

Outra atração do estande da FIRJAN é a Planta de Processos de Realidade Aumentada, que simula procedimentos de inspeção de equipamentos e manutenção industrial, em escala reduzida. A visualização da simulação é vista por um tablet, que, ao ser apontado para o equipamento, reconhece sua atividade. O tablet pode interpretar, por exemplo, informações de banco de dados do equipamento, última manutenção efetuada, manual de alguma peça, além de permitir infinitas interações, como dar baixa em estoque.

Sobre a Rio Oil & Gas

Comemorando seu 30º aniversário em 2012, a Rio Oil & Gas chega a sua 16ª edição como um evento de referência internacional no debate e exposição da indústria de petróleo e gás natural. O evento, que acontece no Rio de Janeiro entre 17 e 20 de setembro, estará maior, porque além de ocupar os cinco pavilhões do Riocentro, terá tendas adicionais e ainda ganhará um novo bloco temático na conferência - Gestão e Cenários da Indústria - que vai tratar com maior profundidade de temas relevantes para o setor. A iniciativa permitirá aos congressistas ampliar discussões de questões como novas fronteiras de exploração, segurança operacional, conteúdo nacional, qualificação profissional, novas tecnologias, responsabilidade associada aos acidentes ambientais e mobilidade sustentável.

O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP),  mais uma vez será composto de uma exposição e conferência, cujo lema este ano é “Inovar e Crescer com Responsabilidade”. Serão 1,5 mil empresas e instituições expositoras, número superior aos 1,3 mil expositores da última edição, em 2010. A expectativa é que pelos 37 mil m² de área da feira passem 55 mil visitantes - 2 mil a mais do que na edição anterior do evento.

Outra novidade neste ano será a realização da Arena+10, onde acontecerá um amplo debate sobre responsabilidade socioambiental, em um espaço montado especialmente para isto, à parte da feira e das salas de conferência. O nome dado ao evento paralelo, além de ser uma alusão à Rio+20, marca o período de dez anos da criação de uma espaço específico para discutir o tema sustentabilidade na indústria de petróleo e gás, quando o Brasil sediou o 17º Congresso Mundial de Petróleo (WPC) em conjunto com a Rio Oil & Gas.

As Rodadas de Negócios, coordenadas pela Organização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás (Onip) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoverão oportunidades entre petroleiras e fornecedores. Já a qualificação de mão de obra será o tema principal do programa “Profissional do Futuro”, voltado para jovens universitários, iniciativa do IBP com apoio do seu Comitê Jovem.

EVENTO: RIO OIL & GAS 2012DATA: 17 a 20 DE SETEMBROHORÁRIO: DAS 12H ÀS 20HLOCAL: RIOCENTRO, AV. SALVADOR ALLENDE 6555

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...