materia do rio de janeiro

Mutirão vai operar mais de 100 pacientes no Hospital Dona Lindu

Cirurgias ortopédicas serão realizadas ao longo de toda a semana na unidade estadual

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook. eddie rubenn dean murphy


O Hospital Estadual de Traumato e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), em Paraíba do Sul, participa, até o próximo domingo (23/9), do mutirão nacional de cirurgias ortopédicas, que tem o objetivo de reduzir as filas de espera por esse tipo de procedimento. Em todo o Brasil, o esforço começou ontem e vai até 21 de setembro. No Dona Lindu, unidade representante do Governo do Estado no mutirão, a expectativa é de que mais de 100 pacientes sejam submetidos a procedimentos de média e alta complexidades em ombro, joelho, mão, coluna, pé e quadril.

Especialista em cirurgias ortopédicas de quadril, o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, integrará o time de médicos que mudará a vida dos pacientes. Moradores de Maricá, Resende, Mendes, Nova Friburgo e Cabo Frio podem ser operadas pelo secretário estadual.

– Moradores de todo o estado serão beneficiados pelo mutirão. São pessoas que já estão pré-inscritas ou aguardavam na fila. Hoje, o Dona Lindu já está em segundo lugar no Brasil no número de cirurgias ortopédicas de alta complexidade. É o hospital que mais vai realizar cirurgias no mutirão nacional, entre todos os participantes – disse Côrtes.

A moradora de Areal, Vera Lúcia Rocha Silva, 61 anos, foi submetida a uma cirurgia no dedo anelar direito no sábado (15/9), primeiro dia da ação.

– Meus movimentos estavam limitados e, como sou costureira, isso atrapalhava muito o meu trabalho. Tenho certeza de que minha recuperação será ótima, pois o atendimento do hospital é muito bom – afirmou Vera.

A segurança dos pacientes é prioridade da equipe cirúrgica, que se respalda no Protocolo de Cirurgia Segura, da Organização Mundial da Saúde.

– Em todas as salas do Centro Cirúrgico do hospital estão afixadas placas com as listas de verificação dos procedimentos, para que a equipe realize as etapas com qualidade – afirmou o diretor executivo do Dona Lindu, Artur Hummel.

 Atendimento oftalmológico

O secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, anunciou ontem a criação de projeto que ajudará a reduzir o tempo de espera por cirurgias oftalmológicas. A iniciativa Visão em Movimento levará equipes itinerantes de oftalmologistas, que, além de avaliações, também realizarão cirurgias em moradores do estado.

– A fila de espera para cirurgias oftalmológicas é grande e formada principalmente por idosos que possuem catarata – disse Côrtes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...