materia do rio de janeiro

Mutirão vai operar mais de 100 pacientes no Hospital Dona Lindu

Cirurgias ortopédicas serão realizadas ao longo de toda a semana na unidade estadual

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook. eddie rubenn dean murphy


O Hospital Estadual de Traumato e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), em Paraíba do Sul, participa, até o próximo domingo (23/9), do mutirão nacional de cirurgias ortopédicas, que tem o objetivo de reduzir as filas de espera por esse tipo de procedimento. Em todo o Brasil, o esforço começou ontem e vai até 21 de setembro. No Dona Lindu, unidade representante do Governo do Estado no mutirão, a expectativa é de que mais de 100 pacientes sejam submetidos a procedimentos de média e alta complexidades em ombro, joelho, mão, coluna, pé e quadril.

Especialista em cirurgias ortopédicas de quadril, o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, integrará o time de médicos que mudará a vida dos pacientes. Moradores de Maricá, Resende, Mendes, Nova Friburgo e Cabo Frio podem ser operadas pelo secretário estadual.

– Moradores de todo o estado serão beneficiados pelo mutirão. São pessoas que já estão pré-inscritas ou aguardavam na fila. Hoje, o Dona Lindu já está em segundo lugar no Brasil no número de cirurgias ortopédicas de alta complexidade. É o hospital que mais vai realizar cirurgias no mutirão nacional, entre todos os participantes – disse Côrtes.

A moradora de Areal, Vera Lúcia Rocha Silva, 61 anos, foi submetida a uma cirurgia no dedo anelar direito no sábado (15/9), primeiro dia da ação.

– Meus movimentos estavam limitados e, como sou costureira, isso atrapalhava muito o meu trabalho. Tenho certeza de que minha recuperação será ótima, pois o atendimento do hospital é muito bom – afirmou Vera.

A segurança dos pacientes é prioridade da equipe cirúrgica, que se respalda no Protocolo de Cirurgia Segura, da Organização Mundial da Saúde.

– Em todas as salas do Centro Cirúrgico do hospital estão afixadas placas com as listas de verificação dos procedimentos, para que a equipe realize as etapas com qualidade – afirmou o diretor executivo do Dona Lindu, Artur Hummel.

 Atendimento oftalmológico

O secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, anunciou ontem a criação de projeto que ajudará a reduzir o tempo de espera por cirurgias oftalmológicas. A iniciativa Visão em Movimento levará equipes itinerantes de oftalmologistas, que, além de avaliações, também realizarão cirurgias em moradores do estado.

– A fila de espera para cirurgias oftalmológicas é grande e formada principalmente por idosos que possuem catarata – disse Côrtes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...