materia do rio de janeiro

Rio terá mais capacidade para receber turistas marítimos

Novo terminal de passageiros possibilitará que até seis navios atraquem simultaneamente

O novo terminal de passageiros, contemplado no projeto Porto do Rio Século XXI, poderá receber até dois milhões de turistas até 2020, após a ampliação da capacidade. A obra, já licitada, está orçada em R$ 303 milhões e faz parte do caderno de encargos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para as Olimpíadas de 2016. O projeto prevê a construção de três píeres – com 30 metros de largura cada um – formando um “Y”, o que permitirá a atracação de até seis navios simultaneamente. O Píer I terá 350 metros de comprimento e os outros dois, 400 metros.

 – O Porto do Rio está sendo beneficiado com várias obras, entre elas, dragagens e a construção do novo píer de navios de passageiros. Será um porto mais moderno, com maior condição de receber navios de última geração e ampliação da capacidade de receber turistas de cruzeiros marítimos, por temporada, em até 250% – afirmou Jorge Mello, diretor presidente da Companhia Docas do Rio.

As mudanças serão fundamentais para viabilizar a hospedagem de visitantes nos grandes eventos previstos para os próximos anos no Rio, já que a ideia é que os navios sejam utilizados como hotéis flutuantes. De acordo com o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, com a atracação de seis transatlânticos simultaneamente, haverá cerca de 10 mil quartos disponíveis para 24 mil pessoas.

O projeto Porto do Rio Século XXI prevê melhoria nos acessos rodoviários e ferroviários, além de obras marítimas, atraindo navios maiores e beneficiando também a indústria naval. O investimento será de R$ 3 bilhões, das três esferas de governo e da iniciativa privada.

– Como os transatlânticos de grande porte têm de 1,5 mil a 2 mil cabines e os menores de 800 a mil, essa oferta reforça ainda mais a capacidade de hospedagem na cidade. Cabe ressaltar que o turismo náutico é um dos segmentos do setor que mais vem crescendo nos últimos anos e é de extrema importância para as cidades do litoral, como o Rio de Janeiro – disse o secretário de Turismo, Ronald Ázaro.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...