materia do rio de janeiro.

 
Estado prorroga redução de ICMS para bares e restaurantes

Em vigor desde 2011, diminuição de 4% para 2% ajuda a fortalecer o setor

O Governo do Estado e o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio (SindRio) assinaram ontem um protocolo de intenções para a renovação do programa de fortalecimento do setor de alimentação. Com o acordo, foi prorrogado o prazo de redução da alíquota de ICMS de 4% para 2% do segmento econômico. O Estado concede o benefício fiscal desde janeiro de 2011. O objetivo do incentivo fiscal é valorizar o setor, reconhecendo sua importância no contexto dos grandes eventos, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, assim como seu papel na oferta de empregos formais a jovens.

– Acreditamos muito nessa estratégia. O que estamos fazendo é não deixar cair a receita neste setor estratégico e ajudar a gerar mais empregos. E está dando certo – disse o governador Sérgio Cabral.

Durante a cerimônia, realizada no Salão Nobre do Palácio Guanabara, o governador anunciou ainda que o Estado vai aderir ao convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), retirando a gorjeta (de 10%) do cálculo do ICMS, para os estabelecimentos de alimentos e bebidas no Rio. De acordo com dados da Secretaria de Fazenda, o setor de alimentação recolheu, de janeiro de 2011 a junho deste ano, R$ 261,3 milhões aos cofres do Estado. No mesmo período, a arrecadação estadual de ICMS foi de R$ 37,8 bilhões.

Geração de empregos formais para jovens

O presidente do SindRio, Pedro De Lamare, apresentou dados que mostram o bom desempenho dos estabelecimentos nos últimos dois anos. Os restaurantes são o segmento econômico que mais emprega jovens de 18 a 24 anos no Estado.

– Fica o desafio de compreender essa redução como motivador de investimento, principalmente em capacitação de mão de obra, para que possamos ter o Rio como a capital da simpatia, mas também como a capital do atendimento e do bom serviço – disse.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, a medida é importante porque resultará na geração de empregos formais:

– Estamos ampliando a possibilidade de ter gente jovem trabalhando com carteira assinada – disse Bueno.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...